Translate

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Souflé de bacalhau



Este é um prato fácil e saboroso que já vem da minha infância. A minha mãe fazia-o muitas vezes e era sempre muito apreciado. Hoje em dia, adaptei-o à Bimby, mas claro que pode ser feito pela maneira tradicional . Vou dar as duas versões.




Ingredientes:

2 postas de bacalhau cozido e desfiado
4 ovos
125 gr de manteiga
2 chávenas de leite ( cerca de 400 ml)
40 gr de farinha
sal, pimenta e salsa q.b.

Modo de fazer:

Num tacho derreter a manteiga, juntar a farinha e mexer bem para desfazer qualquer torrão. Adicionar o leite e deixar cozer. Juntar as gemas e voltar a mexer. Temperar com sal ( cuidado com o sal do bacalhau), pimenta e salsa picada a gosto. Deixar arrefecer um pouco e envolver as claras batidas em castelo.

Bimby:

No copo colocar a manteiga, a farinha, o leite e as gemas e programar 8 minutos, temperatura 90º, velocidade 4.

Temperar a gosto. Deixar arrefecer um pouco e envolver as claras em castelo.

Untar uma forma com manteiga e polvilhar com pão ralado. Vazar lá o preparado .




Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 30 minutos.



Desenformar e servir quente ou morno ( prefiro até frio, embora como em todos os souflés, este também baixe depois de ter arrefecido) acompanhado com uma salada ou arroz.




Espero que gostem.




21 comentários:

  1. Se estiver tão bom como parece, é de fazer crescer água na boca.
    Um abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
  2. Oi Márcia
    Além de ter ficado lindo,hummm,parece delicioso.Fiquei de olho nessa fatia do prato!!!
    Beijos,boa semana

    ResponderEliminar
  3. Olá Marcia,amo soufle, faço de legumes,faço de couve flor mas nunca fiz de bacalhau. Fiquei desejosa, farei em breve.Grata pela partilha.Bom Domingo por aí, beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha de souflê, amiga!
    Tudo que contém bacalhau fica gostoso, eu adoraria provar essa delícia!

    Beijinhos, abençoada semana ♥

    ResponderEliminar
  5. Nunca fiz um soufle, mas fiquei curioso com este post!! Ficou com um ótimo aspecto!!

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
  6. Ola Marcia, ja levo a receitinha comigo, adorei o aspecto....bjs

    ResponderEliminar
  7. Uma receita bem simples e deliciosa! Sou fã de pratos de bacalhau! Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Gosto tanto de bacalhau em tudo e este souflé ficou com óptimo aspecto! :)

    ResponderEliminar
  9. Querida Márcia, esse souflé está fantástico! :) Adoro souflés, mas deixo sempre para a minha mãe fazer pois tenho receio que me corra mal e abata todo! Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  10. Oi, Márcia!

    Que delícia!! Imagino o sabor...
    Uma receita maravilhosa...

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  11. Por acaso aqui está uma receita que nunca fiz, era receita que a minha avó fazia de vez em quando! Tenho de me aventurar pelo muito dos souflés! Ficou muito bonito este que mostras! :)

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Nunca fiz souflé! Tem tão bom aspecto!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Eu adoro bacalhau! Para mim fica bom de qualquer maneira :)
    Já fiz em souflé e também adorei!
    Para as fotografias é que os malvados baixam logo que saem do forno!
    Mas o teu ficou lindo e imagino que seja uma maravilha.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Márcia querida,
    A esta hora faz mal... visitar os amigos, é que fiquei com água na
    boca e vontade de provar. Tenho pena de cá em casa não apreciarem
    estes pratos, mas eu adoro. Ótima sugestão.
    Beijinhos amiga

    ResponderEliminar
  15. Querida Márcia, esse é também para mim um prato da infância. Adorei vê-lo adaptado à Bimby - estou muito preguiçosa!
    Obrigada pelo comentário carinhos - és uma querida.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. A minha filha gosta de souflés,de bacalhau nunca fiz,.
    Na bimby é mais prático, já guardei a receita.
    Boa semana
    Bejinho

    ResponderEliminar
  17. Oi Márcia, bn!
    Fiquei daqui imaginando o sabor desse souflé, hummmm, eu tenho que fazer, e vou kkk
    Bjssss amiga e uma semana maravilhosa e abençoada é o que desejo p/vcs

    ResponderEliminar
  18. huummm maravilha!
    beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Eu adoro souflê de bacalhau nas estranhamente nunca faço...
    Tenho de resolver esta questão...
    Beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  20. Um soufflé de bacalhau já é bom, agora um soufflé de bacalhau em forma de flor? Que coisa perfeita :D

    ResponderEliminar