Translate

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Bolachinhas com doce de ruibarbo e morangos


Estas bolachinhas já estavam em lista de espera há imenso tempo. São saudáveis, se não usarmos o doce,claro, ou então se substituirem o açúcar por mel, agave ou qualquer outro adoçante. Usei uns cortadores em forma de coração para lembrar o dia que se celebra hoje: S. Valentim e embora não ligue nenhuma a esta data, achei que um miminho assim, ia cair bem depois do jantar com o meu cara-metade.



Receita ( daqui ):

100 gr de aveia
100 gr de farinha de espelta
70 gr de farinha de amêndoa ( amêndoa bem triturada)
90 gr de açúcar de coco
70 gr de óleo de coco
60 gr de manteiga de amendoim
1 colher de sopa de chia+ 3 colheres de sopa de água
baunilha a gosto
1 colher de chá de fermento em pó

Para o recheio:

doce de ruibarbo e morangos



Ponha as sementes de chia em água durante 10 minutos. Mexa bem.

Coloque todos os ingredientes no copo e bata durante 30 segundos, velocidade 5. ( Podem usar a batedeira também). Se a mistura estiver muito seca, junte uma colher de sopa de água fria.


Deixe a massa no frigorífico durante 1 hora.


Pré-aqueça o forno a 180º.

Estenda a massa com o rolo. Costumo usar duas folhas de papel vegetal. Corte metade da massa com os cortadores  circulares e na outra metade corte ainda os corações.

Leve a cozer durante 8 minutos ( cuidado que cozem muito rápido).

Colocar uma colher de café de doce de ruibarbo e morangos numa das metades.Polvilhar as outras bolachinhas com açúcar em pó antes de as colocar em cima do doce, fazendo pressão para que se colem.





Doce de ruibarbo e morangos:

Por cá é muito raro aparecer ruibarbo. Nem sequer conhecia, a não ser pelos programas de culinária do Jamie Oliver. Por isso, quando aparece, compro logo. Foi o caso. Comprei o ruibarbo, mas como a quantidade era pouca, juntei uns morangos e ficou uma geleia deliciosa. A receita é baseada na do blogue Lemon and Vanilla.



Ingredientes:

200 gr de ruibarbo
200 gr de morangos
250 gr de açúcar

Modo de fazer:

Corta-se o ruibarbo em pedaços pequenos. Deixa-se a macerar com o açúcar e os morangos durante 20 minutos.

Depois leva~se ao lume  durante 20 minutos. Rala-se com a varinha mágica.

Bimby: programa-se 20 minutos, temperatura 100º, velocidade 2.  Tritura-se durante 30 segundos, velocidade 4. Se estiver muito líquido, programa-se mais 10 minutos, temperatura Varoma. Depois de frio, solidifica mais um pouco.


Fica com uma cor muito bonita e é delicioso! Espero que gostem.











27 comentários:

  1. São saudáveis sim senhora! É o doce não tem mal nenhum pois comer um docinho de vez em quando sabe bem e faz-nos felizes! Ficaram tão lindas! Até mesmo para oferecer! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoreiii , ficaram tão fofis as bolachas!!!

    Também foi nos programar de culinária que me "apaixonei" por o ruibarbo. Só vi uma vez à venda no continente e na altura hesitei e não trouxe xD como me arrependo!!!! Nunca mais voltei a encontrar :( Tenho tanta curiosidade em experimentar.

    ResponderEliminar
  3. que bonitas, estão mesmo bonitas e devem estar deliciosas, uma excelente sugestão.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  4. Ruibarbo e Morango é uma combinação que eu adoro! Pena que por aqui não se veja muito o Ruibarbo ou quando o encontro os preços sejam de fugir!! Mas assim de vez em quando lá perco a cabeça! Ficaram mesmo muito bonitas as tuas bolachinhas! :)

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Olá Márcia, suas bolachinhas parecem deliciosas...
    Nunca encontrei ruibarbo para comprar, acho que se um dia encontrar compro todo o estoque do estabelecimento! Rsrsrsr
    Brincadeiras a parte, irei fazer sua receitinha com algumas adaptações, se me permitir...
    Beijinhos, excelente semana.

    ResponderEliminar
  6. Olá Márcia, também não ligo muito a estes dias, mas tens razão um miminho faz sempre bem. Acho que vou "pegar" na sugestão :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Parecem deliciosas! Já te disse que amo bolachinhas e biscoitinhos caseiros né? Pra mim não tem melhor.
    E essa receita com geleia me lembrou umas que a mãe fazia, porém ela só afundava o dedo no centro da massa e colocava um pinguinho de geleia. Ficavam tão gostosas... gosto de infância!

    Nunca ouvi falar e nem vi ruibarbo, mas a cor realmente é linda, assim como eles - diferentes!

    Abraços esmagadores e feliz dia.

    ResponderEliminar
  8. Estão lindas!! Nunca usei ruibarbo mas estou tentada!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Ruibarbo!? ... ainda não fiz nada com ele!!!
    Levo as duas sugestões e uma das bolachinhas!!!bj e espreite os meus petiscos com uma receita bem curiosa!

    ResponderEliminar
  10. De mulher para mulher....De ilhéu para ilhéu, do atlântico sul ao atlântico norte.
    Olá. Vim e vou de água nei beicas. Se há coisas que o meu bisalho (meu filho) adora é mesmo estas bolachinhas.
    Kis :=}

    ResponderEliminar
  11. Ficaram lindíssimas as tuas bolachas adorei...um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Que delicadeza amiga!
    Estão lindas a tuas bolachas, deu vontade de trincar algumas de tão lindas e irresistíveis!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  13. Eu adoro biscoitos, bolos tudo que seja caseiro, e com poucos recheios, estas bolachas além de lindas ficaram com um aspeto muito delicioso.

    Adorei os ingredientes usados tenho de experimentar :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Oi Márcia
    Não conhecia o ruibarbo,mas as suas bolachas ficaram especiais,lindas e tudo para estarem deliciosas.Que vontade de provar algumas.
    Beijos

    ResponderEliminar
  15. Querida Márcia, que bolachas tão lindas, apetitosas e amorosas! :) Vão tornar o vosso jantar ainda mais doce. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  16. Bolachinhas, são uma das minhas paixões, essas são lindas além de acreditar
    que são muito boas, bjs amiga

    ResponderEliminar
  17. Olá Márcia, sabe que nunca provei ruibarbo? Tuas bolachinhas ficaram lindas, adoro essa apresentação com geleia, saõ deliciosas!
    Bjo e boa semana.

    ResponderEliminar
  18. Querida Márcia,
    Adorei estas bolachas, lindas e delicadas e com o doce de ruibarbo ganharam também em sabor. Não posso deixar de levar a receita... já que as bolachinhas, a isso não permitem hehe. Adorei a sugestão e as fotos.
    Beijinhos amiga

    ResponderEliminar
  19. Lindas Márcias!! Apetece tirar uma do ecran!
    Beijinho
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  20. Olá Márcia. As bolachinhas ficaram um mimo! Deliciosas com recheio de
    geleia .
    Beijinho

    ResponderEliminar
  21. Olá, Marcita,

    As tuas bolachinhas ficaram lindas! E é ótimo saber que são também mais saudáveis do que as clássicas, rsrs. NO fim do ano passado eu fiz bolachinhas desse tipo, as chamadas 'Linzer cookies', mas as tuas são realmente especiais.

    Beijo

    ResponderEliminar
  22. Olá Marcia, fiquei apaixonada por tuas bolachas. Como ficaram lindas ! Imagino que a cara metade se deliciou e elegiou. Eu tinha Ruibarbo no jardim e tirei.Minha visinha tem e por cá encontra-se no verão nas feiras e Supermercado.Hoje arrependo de n ter deixado eu n sabia o que fazer com ele.Tenha um lindo dia, beijinhos!

    ResponderEliminar
  23. Querida Márcia,
    Essas bolachas são as preferidas pelos miúdos cá em casa.
    Quanto ao doce, acreditas que tenho ali ruibarbo no frigorífico para fazê-lo novamente? Adoro esse doce e agora que vi este post, fui ver quanto o publiquei e pareceu-me ter sido há décadas atrás, lol.
    Obrigada por confiares nas receitas que publico e por gostares. Isso é das maiores alegrias que o blog me traz...
    Um beijinho grande,
    Lia

    ResponderEliminar
  24. Bolachas recheadas com doce são sempre um vício! Essas ficaram amorosas :)

    ResponderEliminar