Translate

domingo, 23 de outubro de 2016

Pão de abóbora ,avelãs e canela

A abóbora  traz-me sempre o outono à lembrança. Dias mais curtos e mais frescos , cores mais douradas e frutos próprios desta época, tais como as castanhas e claro, as abóboras. Andava com muita vontade de experimentar um pão doce de abóbora e foi assim, que após várias pesquisas, cheguei à minha própria versão.
Podem fazer a massa na máquina de pão ou amassá-la à mão, mas eu fiz na Bimby.





Ingredientes:

250 ml da água de cozer a abóbora
200 gr de puré de abóbora
1 colher de chá de canela
80 gr de açúcar mascavado
50 gr de manteiga
1 ovo
1 carteira de fermipan
500 gr de farinha


Para rechear o pão:

50 gr de manteiga
100 gr de avelãs ligeiramente torradas
1 colher de chá de canela
50 gr de açúcar

Modo de fazer:

Cozer a abóbora durante 15 minutos ( ou até que esteja cozida). Deixar a abóbora a escorrer num coador ( deixei de um dia para o outro) e aproveitar a água do cozimento.

No copo colocar a água, o açúcar , o fermento e 50 gr de farinha e programar 1 minuto, temperatura 37º, velocidade 3. Deixar descansar 15 minutos. Juntar a seguir a manteiga à temperatura ambiente, o ovo, a canela , o puré e a farinha. Bater 20 segundos, velocidade 4 e 5 minutos velocidade espiga.

Deixar levedar até dobrar de volume.





Estender a massa com o rolo para formar um retângulo. Pincelar com a manteiga.Triturar as avelãs com o açúcar e a canela e polvilhar toda a superfície.



.Enrolar como uma torta.



Esta receita rende muito e por isso resolvi fazer dois pães. Dividi a massa enrolada ao meio e coloquei um dos rolos na forma Ultra pro da Tupperware (1,8l), mas podem usar uma forma de bolo inglês.





O outro rolo cortei às fatias e coloquei-as também numa forma da Tupperware, mas de 2 l. Pincelei os dois pães com gema de ovo.



Deixar levedar de novo dentro das formas. Pus as formas dentro de sacos plásticos.





Aquecer o forno a 200º durante 15 minutos ( estas formas da Tupperware só podem ir ao forno quando este já está quente).

Reduzir o forno para 180º e cozer durante 30 minutos ( mas depende dos fornos).
















































Espero que gostem.

30 comentários:

  1. Já guardei a receita pois gosto muito de abóbora!
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa semana!!!

      Aqui mais uma receita de pudim...desta vez de frutas:
      http://ospetiscosdagracinha.blogspot.pt/2016/10/pudim-de-frutas.html
      bj

      Eliminar
  2. Só o aspecto já faz crescer água na boca.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Um pão bem guloso minha querida Márcia! :) Com o tempo horroroso (temporal) que está na rua uma fatia desse pão ia deixar-me bem confortada! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Oh Márcia, apetece devorá-lo todo! Deve ser um pão maravilhoso e ainda por cima com recheio... Não há como resistir! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá, Marcita,

    Estamos em sintonia, pois há tempos buscava uma receita de pão de abóbora, tendo chegado mesmo a arquivar algumas receitas. Eu também havia acabado por me decidir a fazê-lo utilizando uma das receitas que publiquei lá no blog que, por sinal, é muito parecida com esta, rsrs. Gostei muito do aspecto do teu!

    Um beijo

    (ah, tive que eliminar o primeiro comentário que acabou ficando com uma incorreção, por causa de um problema que venho tendo com o meu navegador, sorry, rsrs)

    ResponderEliminar
  6. Querida Marcia :)
    Fiquei curiosa com esta receita e vou leva-la... Ando a mentalizar-me, para fazer pão, e este de abobora com sabor da avelã, deve ter ficado uma delícia.
    Beijinho amiga

    ResponderEliminar
  7. Pães caseiros são sempre uma alegria, ficaram lindos e com esses sabores, certamente deliciosos, adoroaria provar!
    Bjos

    ResponderEliminar
  8. olá Marcia indo para minha lista, vou fazer adorei a receita bjs Rosinha

    ResponderEliminar
  9. Marcinha minha querida,
    Pães maravilhosos, eu sou amante de pães, esses estão perfeitos!
    Sou fã de suas receita, a minha lista está enorme!

    Beijinhos, ótima semana ♥

    ResponderEliminar
  10. Suas receitas sempre apetitosas.Com esses ingredientes devem estar deliciosos esses pães,para saborear uma fatia e mais umas.
    Beijos,que sua semana seja repleta de coisas boas!

    ResponderEliminar
  11. Que delícia devem ter ficado, amiga!
    Tudo que tem canela fica muito bom!
    Uma ótima semana para você!
    Bjs.
    http://dedeartes-denise.blospot.com

    ResponderEliminar
  12. Márcia, gostei imenso da sugestão - imensamente criativa. Feita na Bimby ainda se torna mais sedutora. Fica em lista de espera.
    Muito obrigada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Achei super criativo Márcia, e delicioso também de certeza!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Ver um pão destes é sinónimo de ficar com água na boca! Que sugestão boa! Adorei.

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Bom dia Márcia,
    Que pão mais lindo, massa super fofinha, imagino o sabor dessa mistura de ingredientes hummmmmmm!
    Uma ótima semana, bjs!

    ResponderEliminar
  16. Lindos teus paezinhos querida... a massa parece ser muito fofinha, devem ter ficado deliciosos!!!
    Conheci hoje teu lindo blog, vou segui-la!
    Beijos e otima semana,

    Mari
    www.playfulcuisine.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Olá, imagino que seja delicioso, faz lembrar os folares e assim com o tempo de chuva, um pãozinho desse e uma chávena de chá era perfeito.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Que aspecto fantástico. Deve ser uma delícia!!!
    Beijinho

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  19. Aí eu pergunto:
    Tem como isso ficar ruim e eu não pegar a receita? kkkkk
    Claro que não amiga. Que delícia!
    Bjssss e uma linda semana p/vcs

    ResponderEliminar
  20. Só em ler a receita fiquei deliciada.
    Este pãozinho vou mesmo fazer.
    Beijinhos e uma excelente semana

    ResponderEliminar
  21. Eu não gosto de abóbora, mas não há nada como experimentar a ver se assim gosto!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  22. Que aspecto tão fofo, deve ser mesmo uma delícia :)
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  23. Um dia ainda mando uma cesta com jilós p/vc kkkk
    Pena que os Correios não aceitam a remessa, mas encontrando um portador envio imediatamente!
    Bjsss amiga

    ResponderEliminar
  24. O aspecto está divino Márcia
    Ah que vontade de saborear
    Beijinhos no coração querida

    ResponderEliminar
  25. Ficaram tão bonitos! Adoro pães doces... Fiquei com água na boca :)

    ResponderEliminar
  26. Xará, parece delicioso!
    Eu amo pão de abóbora. Tenho uma receita da mãe, mas sem recheio e a fiz uma única vez. Até marido me ajudou, pois cansei na etapa de sovar a massa. Menina, deu tanto pão e ele cresceu tanto que fiquei desesperada. A mãe disse que é porque a mão é boa para fazer pão, mas como não entendo muito disso...
    Sei que distribuí pão pra mãe, sogra, irmã, cunhada... rsrs. Foi uma festa! E ando com muita saudade de fazer novamente... quem sabe num dia desses...

    Abraços e feliz dia.

    ResponderEliminar
  27. Que maravilha Márcia.
    Adoro pães e bolos com abóbora e em especial, massas lêvedas com abóbora e adorei esta particularidade de usar a água de cozer a mesma. Fantástica!
    Beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  28. Nao tenho sorte com pão, mas apetecia-me um pedaço agora. Beijinhos

    ResponderEliminar