Translate

terça-feira, 22 de março de 2016

Licor de leite



O licor de leite é tradicional da ilha de S. Miguel ( não sei se será também das outras ilhas) e é muito apreciado.A receita é bem antiga. Lembro-me de ver a minha mãe fazer e antes dela já a minha avó também fazia. Os licores, tradicionalmente, são feitos pelas festas ( Natal e Páscoa), embora tenha feito o meu porque tive vontade,não por um motivo especial. O sabor é muito característico, delicioso e suave graças à adição da baunilha e do limão. Como todos os licores, quanto mais antigo mais saboroso, pois quanto mais tempo passa,mais ele fica apurado. Que não haja pressa na sua confeção, pois este licor demora vários dias a ser filtrado, sem contar com os que ficou de infusão,mas o resultado compensa. Antigamente usava-se leite crú, mas hoje em dia já não se encontra. Usei leite gordo. Tentei primeiro com leite magro ,mas não ficou bom.






Ingredientes:

1 l de leite ( gordo ou meio-gordo)
1 kg de açúcar
raspa de 1 limão e meio limão às rodelas
1 vagem de baunilha
1 pau de canela
1 l de álcool próprio para licores ( atenção que não é o de uso sanitário; aqui nos Açores vende-se álcool próprio para licor. Quem não encontrar pode fazer com aguardente,mas o sabor não é o mesmo)
1 chocolate de leite



Colocam-se todos os ingredientes num frasco ou num recipiente que possa ser fechado. Agita-se tudo e guarda-se durante nove dias. Todos os dias ,deve-se agitar vigorosamente a mistura. 


Ao fim dos nove dias, filtra-se o licor com um filtro próprio ( mais grosso do que o normal,pois a mistura fica pastosa). Demora dias a filtrar, mas no fim ficamos com um licor delicioso.


Os resíduos que ficam no filtro são aproveitados para fazer um bolo muito saboroso e também tradicional. Hei de fazê-lo e partilhar a receita dentro de alguns dias.
Espero que gostem.


28 comentários:

  1. É daqueles licores que deixarão muita gente a pensar como raio é que é feito com leite e fica transparente! Os antigos eram tão espertos! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Um licor que pelo aspecto ninguém diria que foi feito de leite, bela magia a que aconteceu! :) Já provava um cálice! :D Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. De facto não parece nada que leva leite! Não sabia que existia álcool próprio para fazer licores.
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
  4. Marcita,

    Só pelos ingredientes já dá para perceber que este licor é uma delícia! Se morássemos perto eu haveria de te encomendar um licorzinho, rsrs.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  5. Pela descrição parece ser óptimo.

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Minha querida Márcia,
    Não conhecia este licor mas fiquei encantada!!
    Acredito que se possa usar vodka, pois é um álcool que funciona sempre bem em licores.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  7. Ao olhar para ele nada parece com leite :D eu adoro licores mas há muito que não faço nenhum.
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  8. Oi Márcia!
    Acho tão chique servir um licor, e se preparado pela própria pessoa acho mais chique ainda kkk
    Adorei essa receita
    Bjsss amiga

    ResponderEliminar
  9. Boa noite, Márcia!
    Adorei este teu licor. Não conhecia mas fiquei com vontade! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Nunca tinha visto licor de leite mas adorei a sugestão.
    E que chique heim? O sabor? Só experimentando
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Licor de leite? Engraçado! Nunca tinha ouvido falar.
    Amiga, o "tenebroso", no contexto , tem tudo a ver com o "belo/horrível" dos poetas românticos. Na verdade prefiro praia de areia branca, mas, já estive nos Açores, que adorei, embora, devido ao mau tempo não tenha ido à praia. Tenho imensa vontade de voltar.Qual a praia que frequentas?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Adoro! É muito guloso e perigoso porque escorrega bem :)
    Nunca fiz mas vou guardar a receita talvez para o Natal.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  13. BOA NOITE MARCIA
    Que gostoso esse licor de leite. Não conhecia mais deve ser uma delicia.Amizade sempre bj no coração.

    ResponderEliminar
  14. Já ouvi falar muito bem deste licor. É delicioso. Obrigada Márcia. Bjs

    ResponderEliminar
  15. Humm interessante!!!
    Não conhecia mas fiquei curiosa!!!!!
    Beijocasss

    ResponderEliminar
  16. Não conhecia, que engraçado! Deve ser ótimo :)

    ResponderEliminar
  17. Olá minha querida!
    Eu me arrisquei a fazer licor uma vez mas não deu certo, rsrs.
    Pra mim essa receita é novidade, amei o resultado, obrigada
    por compartilhar conosco!

    Beijinhos, fique com Deus! ♥

    ResponderEliminar
  18. Márcia querida :)
    O licor que fiz durante muitos anos era a Ginjinha e o licor de Ducílima. Agora que ninguém bebe, vejo fazerem hehe. Ficou com uma cor linda e adoraria provar.
    Beijinho amiga

    ResponderEliminar
  19. Boa noite Márcia
    Sou fã de licor.Já fiz de alguns sabores.Fiquei com muita vontade de provar esse de leite que é novidade para mim.Interessante,que fica transparente.
    Beijos

    ResponderEliminar
  20. Boa tarde, xará!
    Acredita que nunca ouvi falar nesse licor?
    Pelos ingredientes usados, deve ficar com aromas muito delicados de baunilha e canela, né?
    Fiquei curiosa com a receitinha do bolo.

    Abraços esmagadores e Feliz Páscoa!

    ResponderEliminar
  21. Bjsss minha amiga querida e uma Páscoa muito abençoada p/vcs também

    ResponderEliminar
  22. Oi Márcia,
    Que a alegria da ressurreição de Cristo esteja em seu coração hoje e sempre. Feliz Pascoa.

    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderEliminar
  23. É Páscoa! Cristo está vivo, o túmulo está vazio, Ele ressuscitou!!! A mais bela festa dos Cristãos.
    Crentes no Amor de Deus Pai que nos deu seu Filho Jesus Cristo que permanece conosco pela força do
    Espírito Santos, seguimos nossa caminhada na construção de um mundo mais justo, fraterno, humano,
    harmonioso e de doação.
    Todos somos promotores da Paz!
    Feliz, Santa e Abençoada Páscoa.
    Um doce abraço, Marie.

    ResponderEliminar
  24. Que legal, e a cor mudou. Esse vou fazer imediatamente. Aqui em casa tenho várias garrafas de licor depois que me ensinastes não parei mais de fazer. E fiz também para as lembrancinhas do casamento de minha filha, todos adoraram e me perguntaram de onde tirei essa ideia para fazer esses licores. Falei que a receita veio de longe. Todos ficaram te conhecendo e foram te visitar no blog. Nós blogueiras estamos ficando famosa. Tinha uma convidada da parte do noivo que era seguidora do blog, e não sabia que eu era a mãe da noiva.
    Obrigada pela receita maravilhosa do licor, estou levando. Hoje postei no blog as lembrancinhas do casamento.
    Bjos tenha uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  25. Oi Márcia, vi uma postagem da Anajá e fiquei curiosa para conhecer seu blog, já que adoro licores. Fiquei encantada com suas receitas e resolvi ficar por aqui...
    Tire-me uma dúvida, por favor, você coloca o limão com a casca, apenas cortado ao meio ou em quatro? Pela imagem parece-me estar com casca e tudo, quero muito tentar fazê-lo e tenho leite cru que vem do sítio, se puder responder ficaria muito agradecida.
    Obrigada, beijos.

    ResponderEliminar
  26. adorei esta receita. a minha sogra nunca ma deu .assim como os sonhos dela.Dizia que dava muito trabalho, ate parece que eu tinha medo dele.Levou para a cova.mas tambem nao dava a ninguem. E graças a internet acabaram as invejosas. e ja fiz este Natal.os saberes e para se ensinarem.obrigada e fiquem com Deus Maria

    ResponderEliminar
  27. Como fica assim transparente ??? O meu ficou leitoso .

    ResponderEliminar