Translate

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Dia um... na cozinha :azevias de amêndoa e chila no forno

Já há algum tempo  não participava no grupo do Facebook " Dia um...na cozinha". A verdade é que nem sempre tenho disponibilidade para o fazer. No entanto o desafio para este primeiro dia de 2016 era muito interessante. Tratava-se de partilhar uma receita de alguém que fizesse parte do grupo e que já tivesse publicado uma receita de Natal, quer no grupo quer no seu blogue. Deste modo, para além do espírito de partilha bem próprio da quadra, também se homenageava, de algum modo, o autor da receita.
Já por várias vezes tive oportunidade de dizer que as receitas de Natal tradicionais dos Açores são bem diferentes das do restante país. Por cá, por exemplo, os tradicionais fritos como filhós, coscorões, azevias, etc são feitos por altura do Carnaval. Tratava-se assim de um grande desafio para mim. No entanto e como gosto de experimentar coisas novas, decidi que este ano ia fazer azevias. Vi a receita no blog do Célio, Sweet Gula, e como eram feitas no forno decidi experimentar.

Azevias de amêndoa e chila




























Ingredientes para a massa ( utilizei a Bimby):

40 gr de manteiga
20 gr de azeite
100 ml de água
280 gr de farinha sem fermento
1 pitada de sal fino
raspa de uma laranja

Modo de fazer:

Coloque no copo a manteiga e o azeite e programe 2 minutos, 100º, vel 2

Junte a água, a farinha, o sal e a raspa de laranja e programe 20 segundos/ vel 6

Retire e deixe a massa repousar durante 1 hora


Recheio:
sumo de 2 laranjas
1 pau de canela
1 estrela de anis
1 colher de sopa de farinha Maizena
250 gr de doce de chila ( usei 1 frasco pequeno "Quintal dos Açores")
75 gr de amêndoas trituradas
3 gemas de ovo

mel para pincelar
açúcar e canela para polvilhar


Junte no copo o sumo, o açúcar, o pau de canela, a estrela de anis e programe 5 minutos/ 100º, vel 1

Retire a canela e o anis, adicione o doce de chila e as amêndoas e programe 2 minutos/ 100º/ vel 1.

Retire o copo da base e deixe arrefecer à temperatura ambiente.

Adicione as gemas ligeiramente batidas e a Maizena e programe 5 minutos / 100º/ vel 1 ( se necessário programe mais uns minutos à mesma temperatura até o creme engrossar)

Pré-aqueça o forno a 180º

Numa superfície enfarinhada estenda a massa com a ajuda do rolo. Recheie cada azevia com o creme de chila e amêndoa. Disponha as azevias num tabuleiro protegido com tapete de silicone e leve ao forno durante 25 minutos. A meio da cozedura vire as azevias ao contrário para que cozam uniformemente.



Retire do forno e enquanto estão quentes, pincele com mel aquecido e polvilhe abundantemente com açúcar e canela.





























Nota: pode-se dizer chila ou gila. Eu costumo dizer "chila",já o Célio utilizou a versão " gila". Daí uma ligeira diferença no nome das nossas receitas,mas que querem dizer o mesmo.

Espero que gostem. A todos os que por aqui passam desejo um excelente ano novo!




17 comentários:

  1. Olá Márcia. Quando vi estas azevias no blog do Célio também fiquei com o olho nelas. Mas lá cedi à tentação e voltei a fazer as minhas azevias de grão fritas, como manda a tradição :) as tuas azevias ficaram lindas e perfeitas.
    Beijinhos e um Bom Ano!
    Paula

    ResponderEliminar
  2. Que delícia que devem ter ficado.
    Um Feliz Ano de 2016
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Hummmmmm
    Começar o ano com esta delícia é tudo de bom
    Um ano maravilhoso Márcia
    Que você tenha 2016 motivos para ser feliz
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Querida Márcia,
    que bom mostrar estes docinhos que não são fritos! Nem conhecia esta receita que vou experimentar logo após a quarentena desta época de comezainas!!!
    Por acaso nem comemos disparates. Na consoada os descendentes não me deixaram cozer bacalhau com batatas e couves! Quiseram polvo assado no forno e o peru recheado, com muuuito recheio à parte! Doces e fritos... muito pouca coisa!
    Por isso estas azevias vêm mesmo na hora certa. Vamos ver se as faço pelo menos parecidas!!! Obrigada!
    Vou copiar para aqui a resposta ao seu lindo comentário deixado no meu blog.

    Sim senhora, acertou em tudo: a pecinha mais pequena (3 por dia) tem sido uma grande ajuda e, até agora, evitou a substituição de válvulas; o paninho do tabuleiro onde transporto o pequeno-almoço foi pintado pela menina Lurdes, com 85 anos será sempre menina, a minha querida vizinha da rua da Canada (Tavares de Resende), que me viu nascer e crescer e agora me vai vendo envelhecer; o ótimo chá Gorreana, da minha amiga Margarida; o pãozinho recheado com doce de amoras de S. Miguel, feito por mim, no ponto certo... aquele que cheira a doce quando está pronto (nunca irei esquecer esta expressão tão certa e tão engraçada da sua mãe!).
    Obrigada por me ver com esses seus lindos olhos de pessoa tão meiga e benevolente.
    É um orgulho para mim tê-la como amiga e sim, seremos amigas por muitos anos!
    Muitos beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde,
    Desejo que 2016 seja cheio de realizações e que realize muitos projetos.
    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderEliminar
  6. Márcia, muito obrigado por teres escolhido uma das minhas receitas para trazer neste Dia Um! Espero que tenhas apreciado as azevias que, apesar de não serem como as originais passaram a fazer parte do menú de Natal cá de casa. Fiz esta receita 3 vezes neste Natal e foram elogiadas por todos.
    As tuas ficaram com uma cor linda e mesmo perfeitinhas.
    Resta-me desejar-te muito sucesso para este novo ano, muitos momentos felizes e deliciosos e que continues a brindar-nos sempre com as tuas deliciosas sugestões. ;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. É impossivel nao gostar das receitas do Celio! Excelente escolha e o facto de não serem fritas só acrescenta pontos! Acabou de sair do meu forno uma fornada das tuas queijadas de inhame! Sabes que fiquei fã e não fui a unica! Só neste mes (refiro-me ainda a dezembro) já as fiz 4 vezes! Comi poucas, foram quase todas para a familia e amigos que nos visitaram! E fiz mais uma remessa para a festa de natal da minha mae! Feliz ano novo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá, Marcita,

    Que doce e delicioso início de ano! Como eu já disse, estas azevias devem mesmo ficar uma delícia, agora sou eu que estou tentada a fazê-las, rsrs.

    Um beijo e feliz 2016!

    ResponderEliminar
  9. Adoro azevias e adoro as receitas do Célio.
    Acho que foi uma escolha mesmo boa, até porque são feitas no forno.
    Desejo-te um bom ano Márcia!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Azevias no forno são uma excelente ideia, muito mais saudável, adorei :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  11. Eu digo "chila"!
    Receita no forno é ótima. Registada.
    beijinhos

    ResponderEliminar


  12. Feliz 2016!!!
    Cheiinho de tudo de bom! ♩♫ه° ·.
    ❤ه° ·.

    ResponderEliminar
  13. Ficaram mesmo perfeitinhas! Devem ser tão saborosas :D

    ResponderEliminar
  14. Querida Márcia,
    Nunca fiz, mas adoro azevias e também fiquei com essas azevias do Célio debaixo de olho.
    Ficaram lindas e certamente muito convidativas.
    Beijinhos e feliz 2016 minha querida,
    Lia

    ResponderEliminar
  15. Não conheço essa receita, mas parece ser bem saborosa!
    Beijos, Nath

    ResponderEliminar
  16. Oi amiga querida!
    Primeiro de tudo, parabéns pela foto no face, ficou linda demais!
    Então já começamos o ano com essas delícias né?
    Hummm, vou tentar fazer, as suas ficaram perfeitas.
    Bjssss amiga e feliz Ano Novo p/vcs

    ResponderEliminar