Translate

domingo, 25 de outubro de 2015

Tarte rica de maçã

As tartes de maçã são das minhas sobremesas preferidas. Gosto imenso do sabor da maçã ( conjugado com a canela) que me fazem logo lembrar dias curtos e mais frios , outono, comida de conforto...
Esta é uma receita bem antiga, dos livros do saudoso chefe António Silva. Foi com ele que descobri o gosto pela culinária e é assim, com esta deliciosa sobremesa,que deixo aqui a minha singela homenagem a este senhor que há pouco nos deixou. Não tenho tido tempo ou disponibilidade para participar em desafios de grupos,mas uma vez que a sobremesa de domingo foi tirada de um  livro de culinária do chefe Silva ( Tele-culinária e doçaria, 12º volume, edição especial), aproveito para deixar a minha participação no grupo do Facebook "Quinze dias com..."

Tarte rica de maçã




























Ingredientes para a massa:
250 gr de farinha
125 gr de manteiga
125 gr de açúcar
1 ovo
uma pitada de sal
raspa e sumo de meio limão

Misturar os ingredientes e formar uma bola ( na Bimby são 20 segundos, velocidade 4).

Forrar uma tarteira e picar o fundo com um garfo. Reservar enquanto se prepara o recheio.

Recheio:

2 maçãs descascadas e cortadas às fatias finas

100 gr de açúcar
50 gr de amêndoa moída
3 ovos ( gemas e claras separadas)
100 gr de manteiga

Bater o açúcar com a manteiga. Juntar a amêndoa, o limão e as gemas. Bater as claras em castelo e envolver delicadamente no preparado anterior.

Na tarteira forrada com a massa colocar metade deste preparado. Distribuir as fatias de maçã pelo creme. Polvilhar a maçã com açúcar e canela ( esta parte não consta da receita original,mas como já disse, adoro a combinação de maçã e canela e acho que resultou muito bem). Cobrir as maçãs com o restante preparado e alisar.


Polvilhar de novo com açúcar e canela. Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 40 minutos.























































Nota: o recheio da tarte não deve ultrapassar o nível dos bordos da mesma.

Espero que gostem.

34 comentários:

  1. Um Senhor mesmo Márcia e uma grande referência na culinária portuguesa!
    Eu também adoro maçã e canela. É uma combinação maravilhosa e tão outonal.
    Linda a tua tarte e já provava uma fatia, regada com custard...
    Aiiii sou tão gulosa, lol!
    Beijinhos querida,
    Lia

    ResponderEliminar
  2. Rica mesmo, está de babar hummmmm
    A aparência e apresentação estão lindas!
    Aqui em casa todos gostamos muito e a minha neta Geovanna pede sempre pra fazer!
    Levo a receita com carinho, Marcinha!
    Desejo que sua semana seja bela e muito feliz! Bjo

    ResponderEliminar
  3. Olá Márcia!
    Excelente receita do chefe António Silva, também tenho todas receitas do chefe.
    Gostei da combinação açúcar e canela
    Continuação de bom domingo, uma excelente semana
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Divinal!!!!!!!!!!! Maça e canela...autênticos sabores de outono!

    Boa semana
    Nina
    https://www.facebook.com/cantinhodapartilha

    ResponderEliminar
  5. Quem nao se lembra do chefe Silva a fazer as suas iguarias! Eu estava sempre a ver essas rubricas e a transcrever as receitas! Adoro tarte de maçã! No tempo das maçãs a minha mae fazia essa receita varias vezes! Eu deliciava-me poos claro! Hoje não a faço tantas vezes quanto ela porque senao não lá se ia a dieta!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que delícia! Maçã e canela uma combinação perfeita
    E o aspecto? Maravilhosoooooo
    Uma linda semana minha amiga
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Merhabalar, elmalı tartınız çok lezzetli ve çok iştah açıcı olmuş. Ellerinize sağlık.

    Saygılar.

    ResponderEliminar
  8. Boa noite Márcia
    Maçã e canela,adoro essa combinação.Sabor e aroma perfeitos!!!
    Bjs,feliz semana.

    ResponderEliminar
  9. Boa noite Márcia
    Maçã e canela,adoro essa combinação.Sabor e aroma perfeitos!!!
    Bjs,feliz semana.

    ResponderEliminar
  10. oi Márcia que torta deliciosa adoro também o perfume da maça com canela bjs Rosinha

    ResponderEliminar
  11. Olá, Marcita,

    Só pelos ingredientes dá para perceber que esta tarte é mesmo especial. Este recheio com amêndoas deve ficar maravilhoso.

    Um beijo e boa semana

    ResponderEliminar
  12. Mesmo comida de conforto. Obrigada pela partilha, Márcia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Hummmmmm...que aroma gostoso!
    Pra mim as tortas de maçãs são as melhores que exitem, tem gostinho
    de infância e aconchego!
    A tua tarte ficou linda e irresistível, ótima receita!

    Abençoada seja a tua semana amiga, junto a tua família!
    Bjs no seu ♥

    ResponderEliminar
  14. Com este dia de chuva, imagino a delícia que seria uma comer uma bela fatia dessa tarte

    ResponderEliminar
  15. Adoro tarte de maçã.

    Isabel Sá
    http//brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Adoro tarte de maçã.

    Isabel Sá
    http//brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  17. Ficou fantástica esta tarte de maçã,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  18. Maravilhosa! Mais palavras para quê!
    bjinho

    ResponderEliminar
  19. Tambem gosto bastante de tarte de Maca e a tua ficou perfeita,,,ja ia mesmo com um copo de cafe...beijinho

    ResponderEliminar
  20. Olá Márcia!!
    Uma torta assim é pra se comer rezando!!! Imagino o aroma que deixou pela casa!!!
    Beijos mil e linda semana pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
  21. Bela torta Márcia querida, amei!! Maçãs com amêndoas é uma combinação maravilhosa e o sabor deve ser super especial. Beijocas

    ResponderEliminar
  22. O chefe Silva é sempre uma referência, um ícone da culinária portuguesa e esta tarte é a prova disso: de aspecto lindo e sabor certamente delicioso, esta tarte de maçã vai fazer as delicias cá em casa.
    Visita-me em Gulosoqb

    ResponderEliminar
  23. Oi Márcia!
    Eu já coloquei no blog que as maçãs que eu compro acabam esquecidas na geladeira, mas em compensação eu amo tudo que leva maçãs na receita. Com certeza essa torta já vai p/o meu caderninho kkk
    Bjsss amiga e uma semana muito abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  24. Eu amo canela e colocá-la em tortas, bolos, doces só acentua o cheirinho e a vontade de comer essas guloseimas.
    Abração e linda semana.

    ResponderEliminar
  25. Essa torta de maçã está encantadora! Com a canela por cima é de babar! :)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  26. Também sou fã! E o sabor é mesmo outonal, com canela... Essa é bem simples e deve ter um sabor capaz de conquistar qualquer um :)

    ResponderEliminar
  27. Ficou linda Márcia :)
    Eu também adoro!
    E este mês já fiz duas... tenho tantas maçãs da minha avó!
    A tua deve ser deliciosa.
    Um beijinho querida

    ResponderEliminar
  28. Querida Márcia!
    Não terá conta o numero de pessoas que este mestre terá despertado para a culinária, foi sem dúvida um grande Mestre. E com esta belíssima tarte assim o podemos comprovar. Estou a imaginar o paladar desse recheio de maçã e canela, porque, também é dos meus preferidos. Adorei amiga, beijinho grande

    ResponderEliminar
  29. Delícia!!!!!!!!!!!! Ótimo final de tarde!!!!!!!!!! beijos

    ResponderEliminar
  30. Bom dia Márcia!
    Que torta linda, adoro torta de maçã, imagino o aroma que esta torta deixou na sua cozinha, hummmmmm... delicia!
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  31. Nossa, quanto requinte! Deve ter ficado divina!
    Gosto muito de bolos e tortas feitos com maçã. O gosto é infalivelmente delicioso e suave!
    Bjs, querida e ótimo final de semana!
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderEliminar