Translate

terça-feira, 15 de abril de 2014

Casaquinho de bebé com PAP

Quando fiz o casaquinho para uma amiga da minha filha que vai ter uma menina, recebi alguns pedidos a pedir informações, por isso agora que fiz esse para o filhinho de uns primos que vai nascer dentro de meses, resolvi por aqui o passo a passo,para quem quiser. Espero que ajude e ,se tiverem alguma dúvida, digam por favor.

























 O modelo que costumo fazer é sempre o mesmo, apenas vario nos pontos. Este é o ponto de "pipoca" que tirei do Youtube.

Instruções:
Montar 120 pontos numa agulha circular nº 4 ( 30 + 30 + 60, respetivamete frentes e costas) e tricotar 6 carreiras em liga de um lado e do outro. Começar então o ponto de fantasia que se quiser, não esquecendo  5 pontos de cada lado em liga para o remate. A 14 cm  desde o início trabalhar apenas sobre os primeiro 30 pontos ( a primeira frente). Deixe os restantes numa agulha auxiliar. Continue no ponto de fantasia rematando um ponto, 5 vezes, para fazer a cava.

Trabalhe o centro ( as costas ) da mesma maneira, rematando 1 ponto, 5 vezes e depois a outra frente. Deixe tudo à espera ( frente direita, costas, frente esquerda)



Mangas:

Monte 32 pontos na agulha nº 4 e trabalhe 2 cm em canelado 1 por 1. Depois faça um aumento de 15 pontos e comece a trabalhar no ponto de fantasia. A 12 cm desde o início, faça os mesmos remates que fez em cima ( 1 ponto, 5 vezes).Reserve.


 Montagem:
Junte agora todos os pontos: a frente, uma manga, as costas, a outra manga e a outra frente.



1ª carreira:( sempre sem esquecer os 5 pontos de remate de um lado e outro)- "matar" 2 pontos juntos, uma liga... sempre assim até ao fim. Fazer 4 carreiras em liga, 3 em meia, 3 em liga.  Repita a diminuição na última carreira de liga. Faça mais 3 de meia e as últimas 3 de liga. Remate.

Costure as cavas e as mangas. Pregue os botões. Está pronto.



Fiz também estas botinhas cuja "receita" me foi dada pela minha madrinha Isaura, que me ensinou muito do que sei hoje. Ela já faleceu há mais de 20 anos, por isso podem ver como é antiga , mas que fica sempre bem no pezinho do bebé.



 Para não vos "massacrar" mais com PAP, deixo-vos o link do blogue da amiga Teresinha ( Das mãos de Teresinha), que tem estas botinhas muito bem explicadas.

Espero que gostem.







36 comentários:

  1. Minha querida,

    Que trabalhinho tão mimoso e tão encantador !
    Adoro tricot e o casaquinho está lindíssimo ! :)

    Um beijinho *

    ResponderEliminar
  2. Olá querida Márcia, amei este conjuntinho!!! As botinhas são um mimo! Tão fofinho e dá sempre jeito saber fazê-lo. Obrigada pelo PAP.
    Santa Páscoa!
    Beijinhos,
    Ana Love Craft
    www.lovecraft2012.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Que fofura e que perfeição Márcia!
    Parabéns pelo teu trabalho!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Querida Márcia!
    Que saudades me deixas-te. Ficou lindo e fofo, curiosamente, tens a paciência necessária para estes trabalhos delicados, que só quem faz se apercebe. Fiz também para os meus netos, pequenas artes dum livro italiano, que deu quase tanto trabalho a traduzir pelo dicionário como compreender e fazer, bons momentos... Parabéns, pela tua arte do tricô.
    Beijinhos amiga. Já fui visitar a Teresinha e já sou sua seguidora.

    ResponderEliminar
  5. Oh que conjuntinho tão mimoso!! Que lindo :)
    Aprendi tricot quando era miúda mas logo esqueci...

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Olá Márcia!
    trabalho lindo e perfeito.
    Adorei, o casaquinho e as botinhas são uma fofura....
    Desejo-lhe uma Páscoa muito feliz. Com docinhos que a Márcia faz tão bem
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde
    que lindo este casaquinho , quando minha primeira filha
    nasceu , ganhei um amarelo , era tão lindo com os pontos
    bem parecidos deste, saudade.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  8. Hola amiga yo crei que me habia equivocado de blog!! adore esa casaca ,, usted es una caja de sorpresas, que tenga una linda semana santa
    besos

    ResponderEliminar
  9. Querida Márcia,
    este casaquinho ficou liiiinnnnndo! Tenho de fazer um assim porque o ponto é mesmo fofo. A receita está ótima e obrigada por referir o meu blogue.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Oi Márcia, que trabalho lindo, quanto capricho amiga.
    Eu sou frustrada por não saber tricotar
    Parabéns!
    Bjssssss querida

    ResponderEliminar
  11. Amiga,
    você é super prendada, ficaram lindos e muito bem feitos!
    Parabéns!

    Bjs, fique com Deus ♥

    ResponderEliminar
  12. Oi Márcia
    Hoje estou passando para avisar que o blog “gracita” foi excluído por um capricho da tecnologia. E como a Fênix estou renascendo... Uma nova casa virtual já foi criada. E eu espero contar com a tua amável companhia. Que os laços de amizade que estreitamos nos dois anos de convivência no “gracitamensagens” se estenda à minha nova casa, “Momentos de Amor e Poesia” Acesse para conhecer...

    http://momentosdeamorepoesia.blogspot.com.br/

    Que o teu dia tenha o doce aroma das pétalas de rosas.
    Que o Criador derrame sobre você pétalas de amor
    para que o seu dia seja iluminado.
    Com carinho deixo um beijo perfumado pra ti.
    Gracita

    ResponderEliminar
  13. Márcia ficaram muito fofo..
    Deixo meu carinho.
    http://reginaladydapaz.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  14. "O que mais importa não é correr, mas prosseguir com determinação.Aos poucos, chega-se longe.Devagar
    também se chega lá. Então, vamos.(Marcio Mendes)
    Linda Semana Santa, fica com Deus!!!
    Muito fofo o casaquinho, amei também as cores!
    Beijos Marie.

    ResponderEliminar
  15. Que lindo trabalho! Fiquei encantada!
    Você aprendeu direitinho com sua madrinha Isaura.
    Beijos, minha querida!

    ResponderEliminar
  16. lindo lindo!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Marcita quando vi esse casaquinho no Facebook ontem deu até vontade de ter outro filho, mas como não posso mais, adoraria ter um netinho kkkkk. Ficou lindo, seus trabalhos sempre tão delicados e perfeitos. Admiro quem conhece a técnica tão bem como vc. Parabéns. Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Que coisinha mais mimosa Márcia!! Parabéns por essas mãos de fada, ficou um amor :)
    Passa lá pelo blog neste link que temos um DESAFIO para todos vocês, conto com a tua participação :) http://coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/2014/04/ha-vida-para-alem-da-massa-de-atum.html

    Beijinhos *
    Vânia

    ResponderEliminar
  19. parabéns Márica tem muito talento e o casaquinho é um encanto.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Olá, Marcita,

    Como ex-tricoteira (digo ex porque há muito não toco em minhas lãs e agulhas) sei reconhecer um
    trabalho bem feito. É o caso do que você executou nestas peças, que resultaram graciosas e perfeitas.
    Se morássemos perto, haveria de encomendar de você uma bela "camisola" para a minha filha Bellita, rsrs.

    Beijo

    ResponderEliminar
  21. Que delicadeza, uma maravilha.
    Beijo Lisette.

    ResponderEliminar
  22. Ah, meus tempos de tricô! A gente aprendia a fazer isto na escola, nas aulas de Artes. Amo tricô, embora não o faça a muitos anos. Traz uma calma maravilhosa pra gente!
    Querida, vim te desejar uma Santa Páscoa, repleta de alegrias e muita luz, junto aos seus familiares!
    Bjs.
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderEliminar
  23. Não me canso de dizer que tens mãos de fada, pois tens mesmo!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  24. Começo por dar os parabéns pelo lindo blog, e pelas deliciosas postagens que me deixaram de água na boca, depois apareceu-me esta fufura deste casaquinho e me interroguei, um blog para seguir e como só agora cheguei aqui? já estou seguindo e temos algumas coisas em comum.
    Sou apaixonada por trico e gastronomia, adorei seu cantinho.
    Um beijinho e voltarei.
    Mifá

    ResponderEliminar
  25. Querida Márcia, andava eu à procura do seu bolo de limão e encontrei este casaco que eu irei fazer brevemente. Está tão bem explicadinho que não resisto e... descanso a cabeça da contagem de pontos!!! Só não sei se faço pipocas ou outro ponto que exija menos atenção!!!
    E agora ao comentar encontrei o comentário da saudosa Mifá. Nestas andanças já desapareceram duas amigas tão habilidosas: a Mifá nos tricôs e a Filomena no ponto de crus e crochés.
    Agora vou procurar o seu bolo, porque ainda não o fiz e tenho ali limões.
    O croché por baixo do casaquinho é lindo e está uma perfeição! Aprecio esses trabalhos assim com linha fininha!
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar

  26. Márcia nem sei como perdi este post. Belo pap com tanta criança a nascer, vou me dedicar a fazer um! Obrigada pela paciência de fazer este pap. Beijinho

    ResponderEliminar
  27. Só hoje vi e agradeço, está muito bem explicado 🙂

    ResponderEliminar