Translate

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Pão de alfarroba

Se há alimento sem o qual não passo é o pão. Gosto dele de qualquer forma e feitio. Inspirei-me  numa receita que vi no blog da Lena ( Sabores Leves) ,mas já fiz algumas alterações, que resultaram num pão delicioso e fofo. Podem ver a receita original aqui.


























Ingredientes:

150 gr de água
150 gr de leite
 1 saqueta de fermento de padeiro
40 gr de azeite
uma pitada de sal
1 colher de sopa bem cheia de mel ( a alfarroba é um pouco amarga)
1 ovo

Na Bimby, programa-se 2 minutos, temperatura 37º, velocidade 2. Adicionam-se depois os restantes ingredientes:

50 gr de farinha de alfarroba
100 gr de farinha de centeio
200 gr de farinha de trigo integral
150 gr de farinha de trigo
1 punhado de nozes pecã ( ou a gosto)

Bate-se 30 segundos, velocidade 5 e 3 minutos velocidade espiga. Deixa-se levedar até duplicar de tamanho.



Unta-se uma forma de bolo inglês e forra-se com papel vegetal ( por precaução). Deixa-se levedar de novo, durante 30 minutos. Polvilha-se o pão com sementes de sésamo. Vai ao forno pré-aquecido a 180º durante 40 minutos ( depende dos fornos).





Espero que gostem.


26 comentários:

  1. Fiquei a salivar a olhar para ele. Deve estar uma delicia.

    Bjs.

    Paula

    ResponderEliminar
  2. Márcia meu doce,
    Pois sabes que eu também amo pão de paixão e esta receita não me escapa, poia adoro a cor do pão de alfarroba!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspecto! Nuca experimentei... beijinhos! Susana

    ResponderEliminar
  4. Márcia querida,
    eu tbm não passo sem pães, além de ser um alimento sagrado,
    é versátil e faz a alegria de todos.
    O seu ficou lindo, uma cor maravilhosa, fico sempre tentada com essa farinha.

    Bjs, fique com Deus ♥

    ResponderEliminar
  5. Nunca experimentei mas parece bem gostoso :)

    Abraços. Fabiana.

    ResponderEliminar
  6. Márcia,
    adoro alfarroba e adoro pão!
    Sempre que posso junto os dois, amasso e levo ao forno, sabe tão bem :)
    Ficou lindo na cor e na textura.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Querida Marcita aqui em casa também não passamos um dia sequer sem pão, ou de compra ou caseiro, se bem que preferimos os caseiros. Já provei alfarroba e gostei muito parece chocolate mas não tem o sabor de chocolate não é? Mas é muito gostosa. Seu pão ficou lindíssimo, fofo e acompanharia bem com o cafezinho que acabei de passar. Afinal é hora do café na minha casa, pena que estás tão longe minha amiga kkkk. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá Márcia
    Ainda bem que gostaste, aqui em casa adoramos e com as tuas alterações só pode ter ficado uma maravilha :-) encontrar as nozes no pão... ui ui que bom :-)
    Beijokas

    ResponderEliminar
  9. Boa noite, Márcia! Gosto muito de usar alfarroba mas confesso que em pão nunca provei... O aspecto do teu ficou perfeito, bem fofinho e tentador!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Oi Márcia, eu também não fico sem pão de jeito nenhum, que visual maravilhoso... parece pão de chocolate!
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Ooh, um dos meus pães preferidos. Também tenho uma receita no meu blog e faço imensas vezes, adoro. Ficou com óptimo aspecto. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Yo no se lo que es ese ingrediente !!! Parece chocolate !! Que es tan oscuro ?

    ResponderEliminar
  13. Boa noite Márcia..Delicia é o que esta parecendo,pois nunca comi desse pão.
    deixo meu carinho.
    http://reginaladydapaz.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  14. Olá Márcia :)
    O teu pão ficou com uma textura mesmo fofinha :)
    Bjokas

    ResponderEliminar
  15. Bom dia Márcia,

    oh adoro pão é algo que não dispenso sabe mesmo bem e seja ele qual for:))
    este seu pão para além de bonito está bem fofo e de alfarroba que tanto gosto não podia dizer que não, uma delicia certamente.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Olá querida,

    Nunca provei pão de alfarroba, mas o teu tem tão bom aspecto que já me sentava à tua mesa para me servir de uma generosa fatia barrada com uma gulodice qualquer ! :)
    Está com uma textura fantástica ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Querida Márcia,
    nunca provei pão de alfarroba! Mas parece-me lindamente :)
    Uma cor magnífica em que os mais gulosos se atiram devido ao aspecto de um bolo de chocolate!
    Está com um interior óptimo.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  18. Olá,
    Se há alimento que eu tb não dispenso é mesmo o pão e já tinha visto esta receita e ficado de olho nela, agora tenho mesmo que experimentar.
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar
  19. Bom dia Macia.
    Delicioso.
    Passando para lhe desejar um dia cheio de alegria.
    Beijos

    ResponderEliminar
  20. Gosto muito do sabor da alfarroba.
    O pão ficou lindo e tenho a certeza que uma delicia
    bj

    ResponderEliminar
  21. Gosto, gosto e gosto. :)
    A julgar pelos ingredientes fica delicioso e bem saudável. Adorei!

    Beijinhos querida Márcia. :*

    Aurea Neves

    ResponderEliminar
  22. oi Márcia,ficou muito apetitoso esse pão bjs Rosinha

    ResponderEliminar
  23. Querida Márcia!
    Cá em casa não à hipótese, faltar pão, não! Gostamos só de pão de mistura, de preferência cozido a forno de lenha e tenho esse privilégio pertinho de casa.
    Mas a alfarroba tem um sabor inconfundível e em todas as aplicações que é usada faz sucesso. Eu adoro tudo que leve alfarroba e se esse lindo e apetitoso pão estivesse por perto... eu ficava bem feliz. As tuas receitas são tão bem escolhidas Márcia, gosto de todas amiga.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Olá, querida Márcia!
    O aspecto realmente é de dar água na boca. Amo pães, mas agora estou de regime...só torradinhas...rs
    Beijinhos!

    ResponderEliminar