Translate

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Tarte de limão merengada

Esta foi uma tarte que fez parte das minhas sobremesas de Natal e foi escolhida ,pelo meu filho, no livro da Dorie Greenspan. Para quem gosta de sabores cítricos , esta é uma receita a experimentar. Vou dizer como fiz, pois não usei as quantidades sugeridas pela Dorie, principalmente de manteiga. Fica ao vosso critério.


















Ingredientes para a base:

1 1/2 chávenas de farinha
1/2 chávena de açúcar em pó
1/4 de chávena de amêndoa moída
125 gr de manteiga
1 gema
Num processador ( usei a Bimby) pulsar os ingredientes até que formem uma massa boa para forrar a tarteira. Levar ao frigorífico durante 30 minutos, depois cozer , durante 20 minutos+-, temperatura 180º. A Dorie aconselha a dourar a massa.

Recheio:
1 chávena de açúcar
raspa de um limão grande ( 3 limões na receita original)
3/4 de chávena de sumo de limão
125 gr de manteiga ( 225 gr + 5 colheres de sopa no original!!!)
4 ovos grandes

Na Bimby colocar as raspas de limão e o açúcar e bater, 1 minuto, velocidade 9. Juntar as gemas e o sumo de limão e programar 10 minutos, temperatura 100º, velocidade 3. Deixar arrefecer 10 minutos e acrescentar a manteiga aos poucos. Bata durante 3 minutos, velocidade 4. O creme está pronto. Deixar arrefecer e cobrir a base já cozida.

Para o merengue:

4 claras
1/2 chávena de açúcar
Bater as claras em castelo e acrescentar, aos poucos o açúcar. Vazar este merengue sobre a tarte e levar ao forno novamente até dourar .
Pode ser guardada no frigorífico até à altura de servir.





Espero que gostem.



29 comentários:

  1. Amiga,
    teu filho tem bom gosto, receitas com sabores cítricos ficam
    irresistíveis, eu amooooooooo!
    Ficou linda sua tarte!

    Bjs, bom fds!

    ResponderEliminar
  2. Minha querida, acertaste no meu calcanhar de Aquiles! Eu adoro (quase) tudo o que tem limão e adoro tarte de limão merengada, ficou fantástica :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Nossinhora Marcia, essa sua sobremesa ficou um espetáculooooooo! Adoro torta de limao, o seu creme ficou bem amarelinho e o merengue está DIVINO, delícia de doce, viu! Beijinhos e um excelente FDS

    ResponderEliminar
  4. Márcia querida,

    adoro tudo que seja cítrico, e esta tarte não é excepção.
    O interior parece ser mesmo delicioso e tentador, que maravilha de sugestão e realmente é muita quantidade de manteiga na receita original, passaste a perna à Dorie Márcia:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. É uma das minhas tartes preferidas.
    ficou com um aspecto super delicioso
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
  6. Esta é uma tarte que adoro, Márcia!
    Que bom aspecto e que boa sugestão!
    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  7. Olá Márcia,
    eu adoro este tipo de tartes cítricas, além de lindas também ficam divinais.
    A tua está com um aspeto delicioso só é pena estar muito longe :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  8. Márcia,

    Estou aqui comendo com os olhos!
    Que delícia de receita!
    Adoro merengue e limão! Já anotei!
    Lindo finde!

    Bjksss

    ResponderEliminar
  9. Ficou uma tarte mesmo linda e com certeza deliciosa...um beijinho e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  10. Que bom aspecto. Ficou linda.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Que fatia deliciosa, o filhote tem bom gosto.
    Beijocas amiga

    Paula

    ResponderEliminar
  12. Olá Márcia
    Adoramos essa tarte com aroma a limão mas sabes que nunca fiz!!!!
    Costumávamos ir almoçar a um restaurante aqui perto que tinha esta tarte como especialidade e realmente é uma deliciaaaa
    Vou levar a receita pois está bem bonita
    Beijokas

    ResponderEliminar
  13. Bom dia Marcia.
    Parece saborosa,já anotei.
    Um linda semana.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  14. gosto mt e a tua ela esta 5* mt bonitas ja comia essa fatia humm bjs bd

    ResponderEliminar
  15. olá Márcia delicia essa torta de limão bjs Rosinha

    ResponderEliminar
  16. Marcia,
    Aqui está uma receita que ando para fazer há s´culos. A tua tarde ficou uma delicia.
    Boa semana
    Bjkas

    ResponderEliminar
  17. Que presencia mas rica, me quedo con tu receta y la pongo mas adelante que ahora me estoy poniendo redonda jajajaa

    ResponderEliminar
  18. Querida,

    Está divinal esta tua tarte, de cores lindas e sabores sedutores ! :)
    Qualquer mesa de Natal se orgulharia de ter uma iguaria assim a ornamentá-la,amiga, adorei !

    Um grande beijinho *

    ResponderEliminar
  19. Comm grand final o merengue adorooooo
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  20. Querida Marcita, estou de volta e ja cheia de saudades das amigas e suas delicias. Andei dando uma olhada no que perdi e vi seu bolo de Natal do Dia Um...Na cozinha, ficou lindo, gosto demais de bolos com frutos natalinos. Adorei o cachecol que vc fez, tenho coleção de cachecóis, acho-os quentinhos e sinto muito frio no pescoço, são ótimos, ficou lindo. E essa tarte de limão...Hummmm. Gosto demais, seu filhote teve uma boa escolha, essas sobremesas docinhas com frutos citricos são as minhas preferidas. Adorei. Ficou mesmo linda. Marcita, obrigada pelo carinho em minha ausência. Desejo a vc e seus familiares um 2014 maravilhoso, repleto de saúde e alegrias. Uma boa semana amiga. Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Ola Marcia minha querida!!!

    Essa tua tarte alem de estar com um aspeto impecavel tem uma coisa que eu adoro.... o sabor do limao... ohhhhh maravilha das maravilhas.... e o merengue esta com um aspeto delicioso!!!

    Ainda ha uma fatia para mim??? pois.. imagino que nao... tenho que fazer!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  22. Esta é a minha tarte preferida querida Márcia e por isso, está aprovadíssima!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  23. Marcia, me encantan las tartas de limón y ya con el merengue, tiene que estar escandalosamente buena! Besitos

    ResponderEliminar
  24. Oi Márcia, esse teu filho tem mesmo muito bom gosto heimmmmm...
    Pena que ele comeu tudo e não deixou nem um pedacinho p/mim né? kkkkkk
    Delícia de torta!
    Bjssss amiga e uma semana de muita paz e abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  25. Adoro tartes merengadas, ficam lindas!!
    E de limão, adoro :) é dos melhores sabores.
    Acho bem essa redução de manteiga, elas às vezes exageram (ela e a nigella).
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  26. Marcia, querida

    Adoro essa torta, é mesmo uma delícia. Seu filho tem ótimo gosto.

    beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderEliminar