Translate

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Licor de nespera

Quando em abril postei a receita de doce de nêspera  disse que se aproveitavam os caroços desta fruta para fazer um delicioso licor. Os caroços estiveram de infusão em álcool ( próprio para bebidas alcoólicas) e agora  fiz o licor,já a pensar no Natal.




Durante 6 meses aproximadamente, guardei num local escuro a infusão dos caroços de nêspera. O álcool ganha uma bonita cor dourada.

Modo de fazer:
Juntar  meio litro de água e meio quilo de açúcar. Levar ao lume durante 10 minutos,até fazer uma calda grossa.


Deixa-se arrefecer e,quando estiver morno,junta-se o álcool( 7,5dl). Mexe-se para envolver tudo .


Costumo filtrar o licor utilizando um método bastante rudimentar e tradicional,mas  é o meu método de eleição e que dá sempre certo ( pelo menos para mim). Uso um grande pedaço de algodão ,que ponho dentro de um funil.




Espero que gostem. Faz lembrar licor de amêndoa amarga e fica muito bom.

39 comentários:

  1. Adoro uma bebidinha dessa amiga! Que delícia e poder tomar uma tacinha antes do almoço! Aquí eu faço de "Jenipapo"ou "Pitanga" que adoro também, depois eu posto prá que voces conheçam. Estou me deliciando com esse. Beijos amiga

    ResponderEliminar
  2. Que delícia de licor adorei
    boa semana
    beijos

    ResponderEliminar
  3. Oi Márcia querida!
    Esse licor deve ficar com um aroma e sabor deliciosos!
    Sou apaixonada por licores!
    Bjs e ótima semana!

    ResponderEliminar
  4. Com certeza uma verdadeira delícia!!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adorei, deve ser delicioso!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Oi Márcia, a cor deste licor ficou maravilhosa e o sabor com certeza deve ser divino!
    Beijos, Oslaine.

    ResponderEliminar
  7. Adoro licor, Márcia!
    Receita anotada para o Natal;)
    Beijos!

    ResponderEliminar
  8. Pois olha Marcia agora fiquei mesmo curiosa, eu adoro fazer licores caseiros (este ano ainda nao começei porque eu nao faço com alcool mas sim com aguardente e so agora é que o luis a foi fazer) vou ter de experimentar o teu, que maravilha!!!

    Mega beijocas do tamanho do infinito e mais alem

    Margarida

    ResponderEliminar
  9. Menina nunca tomei licor, mas imagino que deve ser bom rsrs
    A cor está linda.. eu sempre ouço as pessoas falando de licores..
    Um dia ainda experimento um tiquinho rsrsrsr
    Um beijo carinhoso e um dia mais que lindo viu?
    Sheila

    ResponderEliminar
  10. É pena demorar meses para se fazer um licor, mas vale bem a pena, pois são tão bons!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Márcia que delícia, gostaria de experimentar!!!
    Bjs
    Mel

    ResponderEliminar
  12. Olá Márcia
    Eu costumo fazer vários licores (rosas, limão, ginga, nóz, café), mas com os caroços de nespera nunca tentei, boa ideia, vou fazer, quando houver a fruta.

    Bjkas
    Isaura

    ResponderEliminar
  13. Esse calice é para mim? aceito sim :-) deve ser mesmo bom.
    Eu também costumo fazer licores, mas nunca fiz de nespera muito menos dos caroços :-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Márcia querida,

    Quando vi Licor de Nêspera fiquei de orelhita no ar... já ia perguntar onde é que as encontras nesta época, pois também queria... eheheheh

    Já te li, já percebi e já vi que o teu licor está esplêndido, olha só essa cor fabulosa... que lindo ! :-)

    Esta receita vou levar e para o ano vou experimentar, sem dúvida !

    Um grande beijinho para ti, amiga !

    Isabel

    ResponderEliminar
  15. parabens ele esta com uma cor mt bonita esta 5* bjs

    ResponderEliminar
  16. Que delicia deve ter ficado, gosto muito de licor. A garrafinha está lindíssima.
    Hum se faço aqui em casa não dura um dia, aqui todos gostam de licor.
    Bjos e tenha uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  17. Amo licor, nespera é tão gostosa, deve ter ficado divino.
    Beijinhos
    Aninha

    ResponderEliminar
  18. Olá Marcia, que cor linda está esse licor! E seu blog é um encanto. Já estou te seguindo, se puder passa lá no meu também que ficarei muito feliz.
    bjs

    ResponderEliminar
  19. Licor é muito gostoso né Marcia e se caseirinho assim, fica delicioso. Gosto de mais de nesperas. A cor fico linda, imagio o sabor. Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Nunca fiz licor, essa aventura está nos meus planos!
    Este teu tem uma linda cor, não me ofereces um chopito?
    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Nossa Que Delicia!!!
    Queria experimentar!!!

    Beijos Flor!
    da sua Amiga que te gosta muito!
    Andrea

    ResponderEliminar
  22. Que legal as bolachinhas de Halloween! E adorei sua receita de licor! Sabe que nunca fiz! Um dia vou tentar, deve ser divino!!!
    Adoro esta sua casa, sempre com coisas diferentes para aprender!
    Obrigada pelo seu carinho sempre "lem casa" fico super feliz viu!
    Beijos e te desejo uma ótima quarta-feira!
    CamomilaRosa

    ResponderEliminar
  23. É pena que agora não seja época de nêsperas!Está com uma bela cor e deve ter também um ótimo sabor.

    Bjs

    ResponderEliminar
  24. Márcia, Márcia, vou pegar num copinho para brindarmos à nossa:)
    que engraçado, não fazia a minima ideia!
    Resta-me esperar pacientemente pelo próximo ano e fazer também.
    Enquanto isso, cheers my friend!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  25. Amiga, maravilhoso esse licor artesanal.

    Deve ficar delicioso depois de curtido. ADOREI...

    Aproveito p/ me desculpar, pois tenho tido problemas de conexão com a net, o que me dificulta nas visitinhas que AMO fazer kkkkkkk

    Bjssssssssss querida e obrigada pelo carinho de sempre.

    ResponderEliminar
  26. Adoro licor..realmente o natal está na porta e eu não me atentei..!! Abraços. Sandra

    ResponderEliminar
  27. Estupenda receta me gusta,abrazos y abrazos.

    ResponderEliminar
  28. Obrigada minha querida Marcia, desculpe só hoje está retribuindo, fiquei sem net e hoje viajei. Uma linda noite e um feriado na paz dde Deus. Bjuss

    ResponderEliminar
  29. Nunca experimentei licor de nespera, mas acredito que deve estar uma delícia! Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  30. Ainda não tinha visto esta maravilha! Adoro licores! Ficou mesmo lindo! Licor de nespera ainda não experimentei. Mas deve ser bom de certeza. Agora bebia um cálice! eheh

    Continuação de um bom fim de semana.

    Beijinhos.

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  31. Marcia, achei o maximo essa receita de como fazer esse licor, nunca tinha visto. Parabens pelo blog. Aorei. Bjs pra vc.

    ResponderEliminar
  32. Very nice indeed!!! I could use a calice...Must have a nice flavor!

    Love,
    C. Yorkie

    ResponderEliminar
  33. É o tipo de receita que eu amo, pois você aproveita a nêspera para fazer o doce e da semente você aproveita para fazer o licor, obrigada pela receita

    ResponderEliminar
  34. Oh Márcia, queria tanto fazer este licor! Obrigada por esta partilha. Este ano já não vou a tempo de o fazer , mas para o ano vou experimentar esta tua receita! Já me disseram maravilhas do licor de nêspera! Eu fiz de alfarroba e de ameixa! Conheces? Um gr beijinho
    Isabel do http://orquestradepanelaspt.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  35. Excelente! Tenho que aproveitar agora a época das nesperas! Bjinhos

    ResponderEliminar
  36. Olá Márcia, gostei da receita, obrigada pela partilha! Eu também sou de São Miguel, de Vila Franca do Campo, também gosto de fazer os meus licores caseiros, também publiquei dois no meu blog, o vinho abafado que foi feito no ano passado, este ano fiz o licor de amora e o licor de canela, tenho preparada a infusão para fazer licor de uva branca! Também faço trabalhos manuais e pintura em tecido! Abraço!

    ResponderEliminar
  37. He dado hoy con tu blog y para empezar he encontrado dos muy buenas recetas, las galletas y ahora este licor. Soy aficionada a hacer licores caseros pero nunca había oído hablar del de los huesitos del níspero, lo voy a probar. Un beso

    ResponderEliminar
  38. Boa noite.
    Só uma questão por favor.
    Os caroços vão para a infusão com a sua casca ou retira-se.
    Obrigado
    João Aldeano

    ResponderEliminar